Notícias

Cuidado com o silêncio do Câncer de Próstata

*por Dr. Jorge Westphalen

Urologista

Novembro é o mês destinado à prevenção do câncer de próstata e os assuntos da saúde do homem.  Mas afinal por que é realizada toda essa campanha?  Porque o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum nos homens.

Sabemos que existem fatores associados à manifestação da doença, são: a idade, o histórico familiar como por exemplo, pai ou irmão com câncer é próstata, mãe ou irmã com câncer de mama, assim como a questão da raça, em que o negro tem mais chance de manifestar a doença.

O câncer de próstata deixou de ser um “bicho papão”, porque hoje a gente consegue fazer o diagnóstico precoce e a e a chance de cura é maior, em 95% dos casos, desde que seja feito o diagnóstico precoce.  Nesse sentido, é possível ter o diagnóstico a partir de dois exames, o  de toque e o exame de sangue, que é o exame do PSA, sendo que um complementa o outro.

O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, por isso, na maioria dos casos, o homem não vai consultar, pois não sente nada.  Os sintomas se manifestam em casos mais avançados que muitas vezes, inviabiliza a cura.  É importante ressaltar que hoje existem várias opções de tratamento, sendo a cirurgia e a radioterapia os mais utilizados na fase inicial, sendo potencialmente curáveis.

A gente termina reforçando a mensagem de que o homem tem que buscar o diagnóstico precoce do câncer e próstata, então, tem que consultar.  Com o potencial terapêutico que existe hoje, só morre de câncer de próstata quem quer.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir